segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Luxo e Lixo: Vamos de Busão?



Bom, aí fica um convite bastante atrativo da cidade de Curitiba. Mas, não pense que é fácil pegar um vermelhinho como este. A melhor parte de andar nele é a sua grande similaridade com o metrô, porém, diferentemente, aqui você pode curtir a paisagem sem medo de perder um detalhe da cidade. Todos os shoppings estão estratégicamente localizados a cada ponto que o "minhocão" para. No total creio serem aproximadamente 5 shoppings ao longo do trajeto Santa Cândida/Capão Raso. É, aproveite bem os horários entre picos, pois a hora do rush aqui não é fácil. A educação das pessoas desaparece nesse momento: o desespero instintivo de voltar para casa o mais rápido possível toma conta. Todos permanecem nas portas de desembarque enquanto a mulher do alto falante repete incansavelmente "EVITE PERMANECER NA PORTA 3 PARA FACILITAR O EMBARQUE" e "AGUARDE SEMPRE O DESEMBARQUE". Deveriam colocar uns guardinhas como no metrô de São Paulo, pois essa lavagem cerebral não anda funcionando. Na hora de desembarcar em tubos como o que faz conexão Santa Cândida/Capão Raso Centenário/Campo Comprido é um auê! Lá vem Santa Cândida despejando gente nas 5 portas à frente do Centenário, e o povo que está lá dentro empurrando quem quer descer de volta para dentro. MEU DEUS! POVO CURITIBANO! Vou fazer uma explicação para vocês: Se você tenta impedir o fluxo de partículas de um determinado recipiente ,onde VOCÊ quer entrar, de sair VOCÊ NÃO OBTERÁ SUCESSO EM SUA META!Isso é física e, isso, você aprende na escola! Ou pelo menos deveria aprender. Só vai atrasar o motorista que é capaz de fechar a porta e deixar você cheirando as axilas daquele trabalhador braçal de quem queria se livrar há dois ônibus atrás.
Outro fator bem chato, é a quase impossibilidade de sair de ônibus em dia de jogo. Vou lhe contar a história: Domingo à tarde resolvemos visitar o Jardim Botânico, (por que meu Deus, POR QUE?)na volta, havia um jogo de futebol entre os rivais mortais Coxa e Atlético (para você que ainda não conhecia Curitiba evite este trajeto), na volta o ônibus foi apedrejado pelos queridos atleticanos por causa de dois coxudos que estavam no ônibus, provocando-os. Ainda bem que não eram tochas de fogo...Ah, sim! Estes queridíssimos torcedores são, em sua maioria, responsáveis pela bela aparência de alguns ônibus, onde podemos encontrar lindas poesias como "VAI SE F****", "TOMÁ NO **", etc. riscadas nos vidros de nosso transporte público.
Enfim, termino minha longa reflexão com uma pergunta; Ainda querem colocar metrô em uma cidade onde não sabem usar e respeitar o ônibus?
AGRADEÇO A MEU COLEGA DE CLASSE ROBSON RAEDER, A QUEM DEIXO CRÉDITOS PELA FOTO!

sábado, 14 de agosto de 2010

Luxo: Jardim Botânico



Os parques de Curitiba, em sua maioria, são muito bem conservados. Digo em sua maioria porque são aqueles que fazem parte dos pontos turísticos do "ônibus verdinho".
Um de meus favoritos é o Jardim Botânico. Quanto mais visito outros parques, mais gosto deste. Cada passeio por ele há uma nova descoberta. Além do gramado que está sempre bem verde e cortado, dando aquela sensação de "venha mergulhar em mim", há muitas árvores e opções de caminhos.
O lago com as tartarugas, patos e peixes, o salão de exposições, o caminho das sensações, as pontes de madeira, o domo de vidro tão famosamente fotografados e as flores. Ah!As flores!Não há como passarem desapercibidas... Um tapete colorido lindamente confeccionado para delírio de nossos olhos.
Além de outras partes que me parecem estar desativadas e podem se tornar ainda mais atrativas.
Uma pena que os passeios me sejam limitados, pois pegar ônibus em dia de jogo é pedir para morrer. Outro lixo a ser discutido em breve.
Por enquanto fique com o maravilhoso aroma das flores do Jardim Botânico!

domingo, 8 de agosto de 2010

Lixo: Sacola Plástica

Curitiba e seus habitantes se julgam a melhor cidade para se morar. As coisas vem mudando muito com o tempo e o crescimento demográfico da cidade. Os ônibus e ruas são cheios de propagandas incentivando o consumo consciente e as atitudes ecologicamente corretas, mas não é exatamente o que vemos...
Hoje ia caminhando ao mercado e reparei em outras pessoas a minha volta que também se dirigiam a e voltavam de. Fiquei muito decepcionada ao perceber que 90% das pessoas carregavam sacolas plásticas aos montes. Isso porque alguns supermercados fornecem desconto àqueles que não recorrem a esse item anti-ecológico. Para esclarecer ao leitor, eu causava espanto e olhares questionadores, pois tinha em mãos 2 sacolas de algodão. "Coisa brega!" "Minha avó usava isso..." talvez fosse alguns dos pensamentos que passassem pela mente dos "zóião".
Já tinha terminado minhas compras, e, quase sem esperanças me dirigi ao tubo. Outra coisa que está cada vez mais rara: transporte público.Mas, isso é outro assunto, outro lixo. Como de costume entrei e me posicionei na sanfona deste para conseguir apoio, nesse instante reparei um casal bem jovem. Nas mão da guria haviam 2 sacolas ecológicas. E o casal reparou nas minhas sacolas de algodão cheias de compras. Por um minuto, falamos a mesma linguagem, no mesmo tom de voz, com os mesmos ideais. Não foi preciso dizer nada para nos entendermos.
Ufa, ao fim de um domingo tão bonito, enfim encontrei os 10% que valiam a pena... Uma pena que eu não tenha pedido uma foto.
E você? Quantas sacolas plásticas você leva para casa cada vez que vai ao mercado, à padaria, à farmácia? Quantas vezes você recusa uma sacola plástica, para colocar uma caixinha ou garrafinha na sua mochila que está vazia?
Pense!E exista por um momento como alguém consciente de seus atos.